UMA ABORDAGEM COMPUTACIONAL PARA DETECÇÃO AUTOMÁTICA DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO MODELOS OCULTOS DE MARKOV
Palavras-chave:
Estilos de Aprendizagem, FSLSM, HMM, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, EducaçãoResumo
Um dos grandes desafios dos dias atuais no desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicadas ao processo educacional, é produzir soluções que sejam capazes de atender corretamente aos métodos de ensino e aprendizagem. Para que isso ocorra, é fundamental que os ambientes virtuais forneçam conteúdo adequado, objetos de aprendizagem atraentes, além de serem dinâmicos e altamente adaptáveis às necessidades dos estudantes, visando a melhoria continua do processo educacional para professores, tutores e estudantes. Este trabalho apresenta uma abordagem computacional probabilística, que visa a detecção automática do estilo de aprendizagem, utilizando uma combinação do modelo proposto por Felder e Silverman para estilos de aprendizagem, o Felder and Silverman Learning Styles Model (FSLSM), com as técnicas de inferência probabilística dos modelos ocultos de Markov (HMM). Para a validação da abordagem, foram realizados experimentos em um simulador computacional capaz de reproduzir parcialmente o processo de interação do estudante com o ambiente virtual de aprendizagem, para a inferência do estilo de aprendizagem probabilístico foi utilizado o algoritmo de Viterbi. Ao final, os resultados dos experimentos são apresentados e demonstraram um elevado grau precisão no processo de inferência do estilo de aprendizagem probabilístico.Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem. FSLSM. HMM. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Educação.