PERFIL DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE EAD NO MUNICÍPIO DE OCARA -CE

Autores

  • Luclécia Correia Lopes Universidade Federal do Ceará Autor

Palavras-chave:

Educação a distância, Tecnologias Digitais, Especialização

Resumo

A Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, na qual professores e alunos não precisam estar fisicamente presentes no mesmo local e horário. Este trabalho tem como objetivo, apresentar um perfil dos profissionais matriculados nos cursos de modalidade educação a distância e compreender o que motivou esses profissionais a optarem por essa modalidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa em uma escola pública estadual do município de Ocara - CE, tendo como sujeitos onze professores e utilizou como instrumento a aplicação de um questionário com questões fechadas. O estudo averiguou os motivos que levaram esses profissionais a optarem por especializações à distância, as vantagens e desvantagens percebidas e a satisfação com seus cursos e conhecimento adquirido. Os resultados obtidos demonstram que os docentes, alunos de especialização, foram motivados a realizar uma especialização a distância devido à flexibilidade do horário e isso também foi indicado como a principal vantagem da educação a distância. A principal desvantagem apontada foi a falta de encontros presenciais para trocar experiências, dúvidas e realizar interações com os demais colegas da turma. Apesar das desvantagens, foram unânimes em afirmar que indicam outros profissionais que realizem especializações nessa modalidade de ensino.

Downloads

Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

LOPES, Luclécia Correia. PERFIL DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE EAD NO MUNICÍPIO DE OCARA -CE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2385.. Acesso em: 8 dez. 2024.