PROCESSOS EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA: A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ENSINOS PRESENCIAL E ONLINE

Autores

  • Júlio César dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Autor
  • Renata Luiza da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Cultura digital, Educação híbrida., Desenvolvimento humano

Resumo

Este texto apresenta reflexões articuladas entre os temas tratados no Seminário Internacional de Educação a Distância, realizado em Campinas-SP, em 17 e 18 de março de 2016, e pesquisas sobre processos educacionais desenvolvidos a distância realizados pelos autores. A partir das palestras proferidas e de outros estudos que tratam da importância das práticas socioculturais (LIBÂNEO, 2006, 2011; DAVYDOV, 1988; VYGOTSKY e LURIA, 2007; MARTÍN BARBERO, 2002; LENOIR, 2014) para o desenvolvimento humano, foi possível explicar sobre a cultura digital como parte da cultura humana, seu papel no desenvolvimento dos estudantes, suas relações com processos de institucionalização de cursos a distância e o desenvolvimento da modalidade a distância na esfera político-institucional das instituições. Nesse sentido, as pesquisas mostram que é relevante avaliar, institucionalmente, como estão inseridos os processos tecnológicos dentro de cada escola de modo a observar se estão contribuindo para a apropriação da cultural digital. Além disso, observou-se uma tendência nos estudos para um ensino híbrido entre presencial e online, e, também, a necessidade de buscar, junto ao governo brasileiro, mudança de olhar sobre como podem ser organizados processos educacionais a distância dentro da perspectiva de parte da cultura humana.

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Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SANTOS, Júlio César; COSTA, Renata Luiza. PROCESSOS EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA: A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ENSINOS PRESENCIAL E ONLINE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2382.. Acesso em: 9 dez. 2024.