A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR

Autores

  • Letícia Marques Vargas UFPel Autor
  • Gisele Maques Vargas UCPel Autor
  • Gabriela Jurak de Castro UFPel Autor

Palavras-chave:

educação a distância, distância transacional, interatividade

Resumo

Novas formas de intercâmbio cultural afetam as relações, a sociedade e, também, a educação, possibilitando diferentes possibilidades de comunicação, aprendizado e subjetivação. A utilização de redes sociais, blogs e mensageiros instantâneos permitem uma interação diferente daquela existente em sala, neste caso, a distância física aliada às tecnologias proporciona um ambiente rico de trocas de experiências e conhecimento. Apesar da distância geográfica, a interação através das tecnologias sociais permite a construção de um espaço psicológico propício ao desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, a diminuição da distância transacional. O presente trabalho visa apresentar uma pesquisa preliminar sobre o desenvolvimento de relações, com o uso das tecnologias, tendo a interatividade papel central na promoção de um espaço amigável, favorável à criação de elos cooperativos e, consequente, diminuição da distância transacional. A pesquisa é realizada por um grupo de estudos sobre EaD de uma instituição privada do sul do Brasil, de forma a compreender os aspectos diminutivos da distância transacional nesta modalidade de ensino através de ações realizadas além dos muros invisíveis do ambiente virtual de aprendizagem. O trabalho é composto por uma pesquisa qualitativa em busca dos principais elementos tecnológicos de comunicação interativa utilizados no curso, sendo apresentados os resultados iniciais.

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Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

VARGAS, Letícia Marques; VARGAS, Gisele Maques; CASTRO, Gabriela Jurak. A INTERATIVIDADE E A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2380.. Acesso em: 7 dez. 2024.