REDE SOCIAL EDUCACIONAL EDMODO: UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL II EM ESCOLA DE IPORÁ-GO
Palavras-chave:
Tecnologias de comunicação e informação, Tecnologia de Ensino, AVAResumo
Metodologias de ensino muito tradicionais e fragmentadas já não atendem às exigências do novo perfil de estudantes, pois muitas vezes mostram-se desestimulantes e ineficazes. Neste sentido, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s) configuram-se como importantes instrumentos, disponíveis gratuitamente aos professores, que possibilitam atender tais demandas e criar condições para que ocorra a real inclusão e integração dos alunos as novas tecnologias. Dentre os AVA’s, as Redes Sociais Educacionais têm se mostrado bastante eficazes na promoção da integração e aprendizagem do alunado, sendo uma delas o Edmodo, que têm se destacado bastante como um importante instrumento pedagógico de ensino colaborativo. O presente estudo teve como objetivo, identificar e avaliar o uso do AVA Edmodo com alunos de 8º e 9º ano na disciplina de Ciências de uma instituição particular de Iporá-GO e compreender se ele configura-se como ferramenta instigadora no processo de ensino e aprendizagem, dinamizando e despertando o interesse dos educandos pelo uso da tecnologia reportada e ainda do conteúdo ministrado. Para tal, foi realiza uma pesquisa de abordagem qualitativa. O questionário foi empregado para coleta de dados antes e depois da apresentação do Edmodo. Os dados apresentados pelos alunos pesquisados demonstraram que a utilização de AVA’s na Educação Básica (EB) é um tema importante e que, certamente, ainda precisa de mais estudos. É importante integrar adequadamente o uso de AVA’s no ambiente escolar, pois dentre tantos pontos positivos, permite a construção de um espaço de aprendizagem inclusiva, colaborativa e tecnológica.