REDE SOCIAL EDUCACIONAL EDMODO: UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL II EM ESCOLA DE IPORÁ-GO

Autores

  • Fagner Silva Batista dos Santos Universidade Federal de Goiás Autor
  • Marcos Augusto Schliewe Universidade Federal de Goiás Autor

Palavras-chave:

Tecnologias de comunicação e informação, Tecnologia de Ensino, AVA

Resumo

Metodologias de ensino muito tradicionais e fragmentadas já não atendem às exigências do novo perfil de estudantes, pois muitas vezes mostram-se desestimulantes e ineficazes. Neste sentido, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s) configuram-se como importantes instrumentos, disponíveis gratuitamente aos professores, que possibilitam atender tais demandas e criar condições para que ocorra a real inclusão e integração dos alunos as novas tecnologias. Dentre os AVA’s, as Redes Sociais Educacionais têm se mostrado bastante eficazes na promoção da integração e aprendizagem do alunado, sendo uma delas o Edmodo, que têm se destacado bastante como um importante instrumento pedagógico de ensino colaborativo. O presente estudo teve como objetivo, identificar e avaliar o uso do AVA Edmodo com alunos de 8º e 9º ano na disciplina de Ciências de uma instituição particular de Iporá-GO e compreender se ele configura-se como ferramenta instigadora no processo de ensino e aprendizagem, dinamizando e despertando o interesse dos educandos pelo uso da tecnologia reportada e ainda do conteúdo ministrado. Para tal, foi realiza uma pesquisa de abordagem qualitativa. O questionário foi empregado para coleta de dados antes e depois da apresentação do Edmodo. Os dados apresentados pelos alunos pesquisados demonstraram que a utilização de AVA’s na Educação Básica (EB) é um tema importante e que, certamente, ainda precisa de mais estudos. É importante integrar adequadamente o uso de AVA’s no ambiente escolar, pois dentre tantos pontos positivos, permite a construção de um espaço de aprendizagem inclusiva, colaborativa e tecnológica.

Downloads

Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SANTOS, Fagner Silva Batista; SCHLIEWE , Marcos Augusto. REDE SOCIAL EDUCACIONAL EDMODO: UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL II EM ESCOLA DE IPORÁ-GO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2379.. Acesso em: 8 dez. 2024.