O USO DAS TIC’S NO ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Processo ensino-aprendizagem, Potencialização, Mudança de paradigma educacional, Pedagogia progressistaResumo
Este artigo aborda a potencialização do processo ensino-aprendizagem no ensino de História com o uso das TIC’s. Introduzindo a pesquisa, abordaremos os objetivos: analisar as TIC’s no processo de ensino-aprendizagem, o que essas tecnologias podem proporcionar e como podem transformar o processo ensino-aprendizagem e a mudança de paradigma que esse processo exige dos atores envolvidos. Justificaremos a pesquisa pela emergência desse processo na educação, a fim de conhecer melhor esse caminho inovador no processo educacional e, também, contribuir para o aperfeiçoamento do mesmo, sem esgotar as inúmeras possibilidades de pesquisa nessa área. Faremos menção da metodologia utilizada na referida pesquisa, sendo qualitativa, descritiva e bibliográfica. No desenvolvimento da pesquisa, num primeiro momento, investigaremos as tecnologias que temos disponíveis a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Num segundo momento, investigaremos sobre a mudança de paradigma necessária para o uso das TIC’s no ensino de História, principalmente através de Paulo Freire, diante da necessidade da Sociedade do Conhecimento. Num terceiro momento, abordaremos como a transformação do processo ensino-aprendizagem pode potencializar e qualificar o ensino de História, o despertamento pelo gosto de buscar conhecimento e refletir sobre ele, e também as dificuldades que esse processo encontra como a falta de recursos e a resistência dos educadores. Conclui-se que, o uso das tecnologias pode transformar o processo ensino-aprendizagem, e, também, a urgente necessidade de mudança de paradigma para que essa transformação seja eficaz.