O USO DAS TIC’S NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Mônica Cordovil de Oliveira Martins Gomes Universidade Federal Fluminense Autor
  • Alessandro Martins Gomes Universidade de Coimbra Autor

Palavras-chave:

Processo ensino-aprendizagem, Potencialização, Mudança de paradigma educacional, Pedagogia progressista

Resumo

Este artigo aborda a potencialização do processo ensino-aprendizagem no ensino de História com o uso das TIC’s. Introduzindo a pesquisa, abordaremos os objetivos: analisar as TIC’s no processo de ensino-aprendizagem, o que essas tecnologias podem proporcionar e como podem transformar o processo ensino-aprendizagem e a mudança de paradigma que esse processo exige dos atores envolvidos. Justificaremos a pesquisa pela emergência desse processo na educação, a fim de conhecer melhor esse caminho inovador no processo educacional e, também, contribuir para o aperfeiçoamento do mesmo, sem esgotar as inúmeras possibilidades de pesquisa nessa área. Faremos menção da metodologia utilizada na referida pesquisa, sendo qualitativa, descritiva e bibliográfica. No desenvolvimento da pesquisa, num primeiro momento, investigaremos as tecnologias que temos disponíveis a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Num segundo momento, investigaremos sobre a mudança de paradigma necessária para o uso das TIC’s no ensino de História, principalmente através de Paulo Freire, diante da necessidade da Sociedade do Conhecimento. Num terceiro momento, abordaremos como a transformação do processo ensino-aprendizagem pode potencializar e qualificar o ensino de História, o despertamento pelo gosto de buscar conhecimento e refletir sobre ele, e também as dificuldades que esse processo encontra como a falta de recursos e a resistência dos educadores. Conclui-se que, o uso das tecnologias pode transformar o processo ensino-aprendizagem, e, também, a urgente necessidade de mudança de paradigma para que essa transformação seja eficaz.

Downloads

Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

GOMES, Mônica Cordovil de Oliveira Martins; GOMES, Alessandro Martins. O USO DAS TIC’S NO ENSINO DE HISTÓRIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2367.. Acesso em: 7 dez. 2024.