A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Educação a Distância, Políticas públicas, Formação continuada, ProfessorResumo
Este artigo tem como tema as políticas públicas de formação continuada de professores por meio da Educação a Distância – EAD e traz a seguinte questão: como as políticas de EAD se constituíram historicamente no Brasil e são implementadas na formação de educadores? Tem-se por objetivo analisar como a modalidade de EAD se inseriu, a partir da Lei de Diretrizes e Bases – LDB de 1996, nas políticas de formação continuada, especialmente nos Planos Nacionais de Educação. A relevância desse trabalho reside no fato de que o desenvolvimento e o uso das tecnologias de informação e comunicação – TIC perpassam o cotidiano, a formação e o trabalho dos sujeitos e as mudanças no sistema produtivo demandam que a educação, por meio de políticas públicas, capacite os indivíduos para que dominem as inovações tecnológicas. Para alcançar o objetivo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, qualitativa e de caráter exploratório, com base em autores como Dourado (2008), Belloni (2003), Nogueira (2011), Arruda e Arruda (2015), Costa e Zanatta (2010), Pretto e Riccio (2010), dentre outros. Como conclusão, o estudo aponta que as mudanças no sistema produtivo mundial influenciaram fortemente as políticas públicas, resultando em reformas para atender a demanda de profissionais, inclusive na educação. Embora a LDB e legislações posteriores tenham regulamentado a EAD como modalidade de ensino, a formação continuada, apesar de indiscutíveis benefícios, precisa ser observada com cautela.