CRIAÇÃO E INTERAÇÃO EM FÓRUNS ONLINE – PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ
Palavras-chave:
interação, colaboração, fórum online, educação a distânciaResumo
O presente artigo se propõe a refletir acerca dos aspectos interacionais e colaborativos vivenciados entre alunos e professores nos fóruns implementados, por meio da plataforma Moodle, nas disciplinas dos cursos de graduação a distância do Consórcio Cederj. Na perspectiva aqui apresentada, compreende-se os fóruns como uma ferramenta que possibilita a formação de comunidades virtuais de aprendizagem. As reflexões apresentadas foram alcançadas por meio de análises e observações, por parte dos designers instrucionais envolvidos na construção das disciplinas online, de uma amostragem aleatória, porém significativa, dos fóruns implementados no primeiro semestre de 2016. O resultado inicial demonstra que a maior parte dos professores ainda constrói o fórum com a finalidade única de enunciar uma atividade de modo que o aluno faça postagens sem explorar as diversas potencialidades da ferramenta, principalmente no que se refere à colaboração, interação e construção coletiva do conhecimento – consideradas fundamentais para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem e para a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem de acordo com Kenski (2000), Palloff e Pratt (2004). Percebe-se, ainda, ao longo da pesquisa, pouca intencionalidade e intenção por parte do professor em provocar uma efetiva interação e aproximação entre as partes envolvidas, estabelecendo-se uma comunicação linear e limitando-se a atuar apenas na apresentação de uma questão provocadora para o fórum, sem interferências posteriores. Entretanto, um fórum de perguntas e respostas analisado na pesquisa apresentou-se como um modelo eficiente de fórum interativo online diante do número significativo de postagens e de interação e colaboração entre os alunos.