CRIAÇÃO E INTERAÇÃO EM FÓRUNS ONLINE – PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ

Autores

  • Clarisse de Mendonça e Almeida Consórcio Cederj Autor
  • Verônica Zegur Maguela Consórcio Cederj Autor
  • Samira Pirola Mantilla Consórcio Cederj Autor

Palavras-chave:

interação, colaboração, fórum online, educação a distância

Resumo

O presente artigo se propõe a refletir acerca dos aspectos interacionais e colaborativos vivenciados entre alunos e professores nos fóruns implementados, por meio da plataforma Moodle, nas disciplinas dos cursos de graduação a distância do Consórcio Cederj. Na perspectiva aqui apresentada, compreende-se os fóruns como uma ferramenta que possibilita a formação de comunidades virtuais de aprendizagem. As reflexões apresentadas foram alcançadas por meio de análises e observações, por parte dos designers instrucionais envolvidos na construção das disciplinas online, de uma amostragem aleatória, porém significativa, dos fóruns implementados no primeiro semestre de 2016. O resultado inicial demonstra que a maior parte dos professores ainda constrói o fórum com a finalidade única de enunciar uma atividade de modo que o aluno faça postagens sem explorar as diversas potencialidades da ferramenta, principalmente no que se refere à colaboração, interação e construção coletiva do conhecimento – consideradas fundamentais para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem e para a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem de acordo com Kenski (2000), Palloff e Pratt (2004). Percebe-se, ainda, ao longo da pesquisa, pouca intencionalidade e intenção por parte do professor em provocar uma efetiva interação e aproximação entre as partes envolvidas, estabelecendo-se uma comunicação linear e limitando-se a atuar apenas na apresentação de uma questão provocadora para o fórum, sem interferências posteriores.  Entretanto, um fórum de perguntas e respostas analisado na pesquisa apresentou-se como um modelo eficiente de fórum interativo online diante do número significativo de postagens e de interação e colaboração entre os alunos.

Downloads

Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

ALMEIDA, Clarisse de Mendonça; MAGUELA, Verônica Zegur; MANTILLA, Samira Pirola. CRIAÇÃO E INTERAÇÃO EM FÓRUNS ONLINE – PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2364.. Acesso em: 6 dez. 2024.