CRIANDO NOVOS PERCURSOS FORMATIVOS: PARA ALÉM DA EAD

Autores

  • Adriana Rocha Bruno UFJF/ PPGE/PPGP Autor
  • Lúcia Helena Schuchter UFJF-PPGE; GRUPAR; FAPEMIG Autor
  • Judilma Aline Silva UFJF/ PPGE/GRUPAR Autor
  • Ana Carolina Guedes Mattos UFJF/GRUPAR Autor

Palavras-chave:

Percursos Online, Múltiplos, Educação Aberta, Rizomas

Resumo

O presente texto apresenta uma vivência de planejamento, desenvolvimento e implantação de um ambiente online a partir da ideia de Percursos online múltiplos abertos e rizomáticos (POMAR), idealizado pelo Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede (GRUPAR), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os POMAR, que se organizam em temáticas sem padrões pré-definidos, são espaços que se caracterizam pela abertura total, pela colaboração e pela autonomia dos usuários. E assim, possibilitam a criação de itinerários formativos, promovendo trajetos singulares e únicos, de acordo com o interesse e as inquietações dos frequentadores. Tal processo se dá pelas interações dialógicas, cocriações e redes rizomáticas (BRUNO, 2010, 2012) que se tecem por meio da imersão nesta experiência formativa. Os autores (PETERS, 2004; SANTOS, 2011; AMIEL, 2011; BRUNO, 2015) fundamentam esta proposta e apontam a Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos - necessários para viabilidade desta experiência - como movimentos permeados pela cibercultura. Este estudo infere que novas formas de ensino e de aprendizagem por meio da partilha, da construção colaborativa e da abertura no acesso poderão ser vivenciadas e potencializadas através de um POMAR, enquanto espaço de formação, de debate, de crítica e de constante construção.

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Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

BRUNO, Adriana Rocha; SCHUCHTER, Lúcia Helena; SILVA, Judilma Aline; MATTOS, Ana Carolina Guedes. CRIANDO NOVOS PERCURSOS FORMATIVOS: PARA ALÉM DA EAD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2363.. Acesso em: 8 dez. 2024.