TECNOLOGIA E TUTORIA: APRIMORANDO O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS DE DESEMPENHO
Palavras-chave:
Educação a Distância, Tutor, Educação continuada, Ambiente Virtual de AprendizagemResumo
Para esta pesquisa foi realizado um recorte, baseando-se nas informações extraídas do módulo Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família, do Curso de Especialização Saúde da Família_Espírito Santo_Turma 3, no que refere a gestão de acompanhamento de desempenho de relatórios. Dessa forma, o objetivo foi apresentar uma gestão apropriando-se das ferramentas do Moodle de forma a contribuir para os tutores com formas diversificadas de análise de conclusão e acesso de atividades pelos alunos através do recurso Relatórios (Logs, Andamento do Curso e Participação do Curso). Diante desse contexto, a metodologia utilizada foi denominada como pesquisa- ação, de natureza aplicada com a proposta de gerar conhecimentos específicos de navegabilidade e acessibilidade nas ferramentas apresentadas, no que concerne a especificar formas otimizadas de acompanhamento do aluno. A pesquisa também é exploratória no sentido em que se pretende encontrar os elementos necessários que permitam alcançar os resultados almejados, na melhoria de uma gestão, no que se refere à difundir o conhecimento de usabilidade da ferramenta. Por conseguinte, apresentando um trabalho quali-qualitativo para mensurar os resultados obtidos. A pesquisa foi aplicada no módulo APS, analisou um quadro com 222 alunos em oito grupos, 8 tutores (5 grupos da enfermagem, 1 grupo da medicina e 2 grupos da odontologia). Após a análise, verificou-se que através da ferramenta Relatórios que se encontra disponível no bloco Administração o instrumento analisado é facilitador para o tutor no acompanhamento de seus alunos no curso, bem como, uma ferramenta de gestão que auxilia no mapeamento de ações dentro do ambiente virtual de aprendizagem. Assim, apresentando, novas formas de navegabilidade que podem proporcionar maior visibilidade de gestão para todos os sujeitos envolvidos neste curso, como coordenadores, supervisores e tutores.