O PIBID DE LICENCIATURA EM FÍSICA EAD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS NA PERCEPÇÃO DOS SEUS PARTICIPANTES

Autores

  • Patrícia Martins Guarda Universidade Federal do Tocantins Autor
  • Luciene Teixeira Gonçalves Romão Universidade Estadual de Goiás Autor
  • Emerson Adriano Guarda Universidade Federal do Tocantins Autor
  • Regina Lelis de Sousa Universidade Federal do Tocantins Autor

Palavras-chave:

PIBID, Física EAD/UFT, percepções dos participantes

Resumo

A educação a distância (EAD) se firmou como processo educacional onde os atores escolares estão separados espacial e/ou temporalmente, mas podem estar interligados por tecnologias. Este trabalho objetivou identificar as percepções dos participantes (alunos bolsistas, supervisores e coordenadores) do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) de Licenciatura em Física modalidade EAD da Universidade Federal do Tocantins, sobre o funcionamento, expectativa alcançadas, aspectos positivos e negativos do projeto e sobre o que poderia ser melhorado. Os participantes do programa consideraram que embora a interação entre as partes envolvidas no PIBID tenha sido destacada como um dos pontos negativos ficou evidenciado, que o PIBID cumpriu seu dever de inserir o futuro professor na escola, e enriquecer a formação desses futuros professores e melhorar a qualidade do processo ensino aprendizados dos alunos do Ensino Médio. Por ser uma modalidade de PIBID/EAD, implantado na UFT, este ainda está no seu caminho inicial e busca em cada projeto o aperfeiçoamento.

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Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

GUARDA, Patrícia Martins; ROMÃO, Luciene Teixeira Gonçalves; GUARDA, Emerson Adriano; SOUSA, Regina Lelis. O PIBID DE LICENCIATURA EM FÍSICA EAD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS NA PERCEPÇÃO DOS SEUS PARTICIPANTES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2357.. Acesso em: 9 dez. 2024.