APRENDIZAGEM AUTÔNOMA E COLABORATIVA NO SISTEMA DE TUTORIA VIRTUAL: estudo sobre a prática do tutor em Instituição de Ensino Superior Privada no Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • CARLA MARINA NETO DAS NEVES LOBO Universidade Federal Fluminense Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Sistema de Tutoria Virtual, Aprendizagem Autônoma e Colaborativa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as competências dos professores online necessárias para atuação no ensino à distância e para o bom desenvolvimento do aluno refletindo sobre as características da EAD. Entendendo que a interação do aluno no espaço virtual acontece por meio da sua relação com o tutor vale ressaltar que o objetivo da pesquisa tem um alerta para a necessidade de compreender os Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância como fatores essenciais para repensar a prática docente, principalmente no que tange ao papel do tutor como mediador pedagógico direcionando o aluno para o desenvolvimento de sua criticidade, seja por meio do material impresso, fórum de discussão ou por uma atividade online. A presente pesquisa consiste em um trabalho exploratório-descritivo por meio de revisão de literatura. Como instrumento de pesquisa foram entrevistados professores-tutores de uma Instituição de Ensino Superior Privada, localizada no Rio de Janeiro, que oferece cursos na modalidade a distância, convidando-os a responder um questionário online, criado no Google Docs. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar as percepções de professores-tutores a respeito de seu processo de mediação e construção do conhecimento na Educação a Distância. Na sociedade da informação, a prática do tutor deve entrelaçar a construção individual e coletiva do conhecimento. A reflexão aqui traçada reconhece que na dinâmica de um sistema de ensino a distância é preciso investir em políticas educacionais que ampliem esse “novo” campo do saber.

Downloads

Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

LOBO, CARLA MARINA NETO DAS NEVES. APRENDIZAGEM AUTÔNOMA E COLABORATIVA NO SISTEMA DE TUTORIA VIRTUAL: estudo sobre a prática do tutor em Instituição de Ensino Superior Privada no Estado do Rio de Janeiro. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2356.. Acesso em: 7 dez. 2024.