EDUCAÇÃO A DISTANCIA: PERSPECTIVAS E AVANÇOS

Autores

  • Marina Lemos Villardi . Autor
  • Ana Paula Pinho Carvalheira . Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Metodologia, Tecnologia, Tutor

Resumo

A Educação a Distância torna-se um instrumento fundamental de promoção de oportunidades, visto que muitos indivíduos podem concluir um curso superior de qualidade e alcançar novas oportunidades profissionais. Dessa forma, objetivou-se identificar na literatura marcos histórico para a consolidação da Educação a Distância no Brasil e no mundo e apresentar as perspectivas e avanços desta modalidade. Trata-se de um estudo teórico que utiliza a revisão de literatura como instrumento de coleta de dados. Foram buscados documentos oficiais, portarias, revistas científicas através de palavras chaves que envolvam a temática. O resgate histórico mostra que somente na década de 1990, é que a maior parte das Instituições de Ensino Superior brasileiras mobilizou-se para a Educação a Distância com o uso de novas tecnologias de informação e comunicação. A metodologia na modalidade à distância deve respaldar-se em um sistema de comunicação apoiado na tecnologia, nos recursos humanos, que favorece aos alunos a interação eficaz com seu processo de aprendizagem. Cabe ao professor desenvolver habilidades específicas à abordagem pedagógica exigida pelo curso a distancia, criando novas estratégias de ensino-aprendizagem. Sendo assim, é preciso estimular reflexões e debates sobre o tema e construir padrões de qualidade para a educação à distância para que de fato contribua com a autonomia dos sujeitos e transformação de suas realidades.

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Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

VILLARDI, Marina Lemos; CARVALHEIRA, Ana Paula Pinho. EDUCAÇÃO A DISTANCIA: PERSPECTIVAS E AVANÇOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2355.. Acesso em: 8 dez. 2024.