PIBID PEDAGOGIA EAD-UFSCAR: ANALISANDO OS PROCESSOS FORMATIVOS DOS(AS) LICENCIANDOS(AS) E OS REFLEXOS DO PROGRAMA EM UMA ESCOLA PARCEIRA
Palavras-chave:
Educação à Distância, Pedagogia, PIBID, Formação inicial de professores, Educação BásicaResumo
Este trabalho apresenta um conjunto de reflexões oriundas das ações efetivas desenvolvidas no contexto do programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e junto ao grupo de Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência da UFSCar. As questões abordadas surgem dos registros das atividades de vinte (20) bolsistas do PIBID UFSCar, produzidos ao longo de cinco (5) anos, no subprojeto Pedagogia EaD no polo de São José dos Campos-SP (diários, portfólios e relatórios) que permitiram captar as ações, observações, percepções e reflexões vivenciadas ao longo dos cinco anos de atividades desenvolvidas.O contexto do qual emergem os dados são as salas dos anos iniciais – do primeiro ao quinto ano - a sala de leitura, o pátio e demais dependências de uma escola pública municipal de educação básica, na região central de São José dos Campos, e os seus sujeitos são Coordenadora de Área, Coordenadora de Gestão, Bolsistas de Iniciação à Docência e Professoras Supervisoras da escola. A análise dos dados foi estruturada em três categorias: o universo escolar como campo de aprendizagens; os processos formativos da docência; o impacto do PIBID nas escolas. Os dados revelam que “ser professor” é uma tarefa complexa e que impõem vários desafios de ordem sócio-político-pedagógica e, neste sentido, a inserção dos(as) licenciandos(as) nas escolas se configura como avanço no campo da política de formação de professores, diminuindo a dicotomia existente entre teoria e prática e permitindo o exercício da criticidade, da autonomia e da reflexão sobre o futuro campo profissional. Também é preciso ressaltar o potencial formador do PIBID no compartilhamento de ações que envolvem a universidade e a escola superando os dilemas e distanciamentos históricos.