A METODOLOGIA WEBQUEST COMO PESQUISA ORIENTADA NA PRODUÇÃO DE AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Sylmara Fagundes da Silva UFA Autor

Palavras-chave:

Tecnologias, Metodologia WebQuest, Educação Matemática.

Resumo

Este estudo é um recorte do trabalho final de conclusão do curso de especialização em Estratégias didáticas com o uso das tecnologias da informação e comunicação. Buscou analisar até que ponto essa metodologia como pesquisa orientada pode contribuir para a consolidação da aprendizagem do ensino da matemática no ensino médio. Como procedimento metodológico utilizou-se a abordagem qualiquantitava. Optou-se por um levantamento bibliográfico sobre a metodologia WebQuest e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem, complementado por uma pesquisa de observação com a aplicação de uma WebQuest e um questionário de entrevista. A aplicação do questionário ocorreu em duas partes: um, antes da observação com a utilização da WebQuest e, outro, depois. O estudo apontou que a educação matemática vem ganhando novas formas de intervenção e metodologias, mas ainda tem o professor como principal detentor do conhecimento, com aulas tradicionais. Constatou-se também que a metodologia WebQuest favorece situações de aprendizagem e contribui com a consolidação de novas práticas e, consequentemente, melhora o desempenho e qualidade da educação/ensino de matemática oferecida ao alunos na escola pública.

Downloads

Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SILVA , Sylmara Fagundes. A METODOLOGIA WEBQUEST COMO PESQUISA ORIENTADA NA PRODUÇÃO DE AULAS DE MATEMÁTICA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2352.. Acesso em: 7 dez. 2024.