MEMORIAL REFLEXIVO: REGISTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E A MUDANÇA EM CURSO
Palavras-chave:
Aprendizagem, Avaliação, Coordenador Pedagógico, MemorialResumo
Esse artigo teve como objetivo compreender por meio dos memoriais reflexivos a contribuição do curso de Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica para a formação profissional dos cursistas. Foram analisadas as respostas presentes nos Memoriais em uma turma de especialização a partir da reflexão individual de cada aluno sobre a percepção inicial do curso, quais as dificuldades encontrou, como superou, e principalmente o que aprendeu no curso com relação ao papel de Coordenador Pedagógico e de que forma esse aprendizado contribuiu com o seu trabalho na escola. O curso em questão foi ofertado pela Universidade Federal do Tocantins, na modalidade à distância, no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, vinculado a Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC. Ao considerar o memorial reflexivo como sendo um instrumento no qual o cursista foi registrando o caminho percorrido no curso e ao mesmo tempo percebendo seus avanços e necessidade de novas buscas, esse instrumento também possibilitou que ele percebesse onde era preciso uma maior atenção e dedicação para alcançar objetivos propostos, bem como, ele apontou quais as formas, instrumentos e pessoas as quais ele poderia contar para refletir, rever e avançar na sua formação. Observou-se ao final que o curso oportunizou aos cursistas que refletissem sobre a prática no sentido de agir sobre ela, modificando seu fazer pedagógico ainda no decorrer do curso. As novas aprendizagens adquiridas foram sendo postas em prática ainda durante o curso. As reflexões teóricas foram encaminhadas para a consecução de uma postura dialética do cursista na medida em que ele pode agir, refletir e agir no seu fazer pedagógico, experimentando as mudanças que a própria prática oportuniza.