A RELEVÂNCIA DA INTERAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
Educação à distância, Interação, AprendizagemResumo
Esse estudo aborda aspectos relevantes da interação na Educação a Distância (EaD) como meio de mediação do conhecimento para a promoção da aprendizagem significativa no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Foi observada uma disciplina do curso de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade Federal de Alagoas UAB/UFAL, tendo como objeto de estudo a interação entre o tutor e o estudante em um fórum de discussão. A metodologia seguida tomou como base a pesquisa qualitativa e o tipo estudo de caso. Logo, o objetivo do texto foi realizar análises e descrever as formas de interação realizadas por tutor e estudante e se ela colabora efetivamente para a aquisição de novos conhecimentos. Nesse sentido, esse estudo se fundamenta em alguns autores como Primo (2007), Litwin (2001), Barbosa e Resende (2006),Pallof e Pratt (2002) entre outros teóricos que contribuíram para a compreensão que foi observada após a realização dessa pesquisa. Pois, ficou claro que a ausência de interação torna fragilizado o processo de aprendizagem online.