A RELEVÂNCIA DA INTERAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Rose Madalena Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas Autor
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa Universidade Federal de Alagoas Autor

Palavras-chave:

Educação à distância, Interação, Aprendizagem

Resumo

Esse estudo aborda aspectos relevantes da interação na Educação a Distância (EaD) como meio de mediação do conhecimento para a promoção da aprendizagem significativa no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Foi observada uma disciplina do curso de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade Federal de Alagoas UAB/UFAL, tendo como objeto de estudo a interação entre o tutor e o estudante em um fórum de discussão. A metodologia seguida tomou como base a pesquisa qualitativa e o tipo estudo de caso. Logo, o objetivo do texto foi realizar análises e descrever as formas de interação realizadas por tutor e estudante e se ela colabora efetivamente para a aquisição de novos conhecimentos. Nesse sentido, esse estudo se fundamenta em alguns autores como Primo (2007), Litwin (2001), Barbosa e Resende (2006),Pallof e Pratt (2002) entre outros teóricos que contribuíram para a compreensão que foi observada após a realização dessa pesquisa. Pois, ficou claro que a ausência de interação torna fragilizado o processo de aprendizagem online.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SILVA, Rose Madalena Pereira; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. A RELEVÂNCIA DA INTERAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2306.. Acesso em: 9 dez. 2024.