EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: DESAFIOS E APROXIMAÇÕES

Autores

  • Ana Joaquina Teles CEEP Autor
  • Davisson Francisco Teixeira Morais CEEP Autor

Palavras-chave:

Educação Presencial e a distância, Ensino Híbrido, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVA’s)

Resumo

Neste trabalho objetiva-se analisar o processo de ensino-aprendizagem aberto, flexível e a distância, além de entender os aspectos que aproximam a educação presencial e a distância, ao examinar os desafios da educação presencial face às propostas educacionais flexíveis, a partir de uma análise descritiva e comparativa dos modelos de ensino tradicional, híbrido, e a distância (EaD). Isto posto, foi desenvolvido através do método dedutivo, um levantamento bibliográfico, por meio de uma pesquisa qualitativa, e de uma abordagem exploratória. O resultado indica que as técnicas utilizadas pela educação híbrida e a distância apresentam-se como uma excelente alternativa para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem e oferecem a perspectiva de trazer a realidade do aluno para dentro da sala de aula, aliando conteúdo versus interação, permitindo aos alunos conhecer os diferentes ambientes de multimídias e discutir, por exemplo, os temas transversais de forma construtivista. Essa pesquisa sugeriu, portanto, que o ensino presencial aliado ao ensino à distância, pode servir de base para melhorar o ensino-aprendizagem, implementando os modelos pedagógicos de ensino, aumentando as chances de transformar a sala de aula em um ambiente dinâmico e criativo.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

TELES, Ana Joaquina; MORAIS, Davisson Francisco Teixeira. EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: DESAFIOS E APROXIMAÇÕES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2304.. Acesso em: 9 dez. 2024.