EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: DESAFIOS E APROXIMAÇÕES
Palavras-chave:
Educação Presencial e a distância, Ensino Híbrido, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVA’s)Resumo
Neste trabalho objetiva-se analisar o processo de ensino-aprendizagem aberto, flexível e a distância, além de entender os aspectos que aproximam a educação presencial e a distância, ao examinar os desafios da educação presencial face às propostas educacionais flexíveis, a partir de uma análise descritiva e comparativa dos modelos de ensino tradicional, híbrido, e a distância (EaD). Isto posto, foi desenvolvido através do método dedutivo, um levantamento bibliográfico, por meio de uma pesquisa qualitativa, e de uma abordagem exploratória. O resultado indica que as técnicas utilizadas pela educação híbrida e a distância apresentam-se como uma excelente alternativa para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem e oferecem a perspectiva de trazer a realidade do aluno para dentro da sala de aula, aliando conteúdo versus interação, permitindo aos alunos conhecer os diferentes ambientes de multimídias e discutir, por exemplo, os temas transversais de forma construtivista. Essa pesquisa sugeriu, portanto, que o ensino presencial aliado ao ensino à distância, pode servir de base para melhorar o ensino-aprendizagem, implementando os modelos pedagógicos de ensino, aumentando as chances de transformar a sala de aula em um ambiente dinâmico e criativo.