PROPOSTA DE JOGO DIGITAL PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZANDO O GAME DESIGN DOCUMENT

Autores

  • Emerson Elder Moreira Fatec-Botucatu Autor
  • Adriane Belluci Belório de Castro Fatec-Botucatu Autor

Palavras-chave:

Educação, Ensino Médio, Gamificação, Lúdico, Objetos de aprendizagem

Resumo

A intensa participação da tecnologia na sociedade tem alterado as técnicas e métodos de ensino-aprendizagem. Nesse novo cenário, os professores encontram, muitas vezes, dificuldades para interagir com seus alunos principalmente ao empregarem métodos didático-pedagógicos tradicionais. Por isso, torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento e a criação de diferentes estratégias e ferramentas para se trabalhar conteúdos básicos nas várias disciplinas. Assim, este trabalho, além de discorrer sobre a importância e benefícios do jogo digital como objeto de aprendizagem, apresenta uma proposta de game com conteúdos de Língua Portuguesa voltados para alunos do ensino médio. Tal proposta encontra-se descrita por meio de um Game Design Document (GDD) produzido, em pesquisa de iniciação científica, com conteúdo de Língua Portuguesa para auxiliar a aprendizagem dessa disciplina no ensino médio, de modo que possa proporcionar não só ao professor uma ferramenta pedagógica versátil e atual capaz de despertar e manter o interesse do aluno enquanto este assimila o conteúdo, mas também ao próprio aluno um instrumento que transforme aulas, normalmente vistas como monótonas e cansativas, em algo divertido e prazeroso. O referencial teórico utilizado está apoiado em Huizinga (2000), de onde se extraiu o conceito de lúdico; em Savi e Ulbricht (2008) e Fardo (2013), a ideia de gamificação; e em Glória Júnior (2016), a noção de Game Design Document. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise de diferentes GDD; em seguida, foram feitas discussões com uma professora de Língua Portuguesa para se estabelecer os parâmetros de conteúdo, enredo, personagens e espaço destinados à roteirização propriamente dita. A partir disso, desenvolveu-se um GDD como proposta de jogo digital com o título “Des(a)fiada Língua”.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

MOREIRA, Emerson Elder; CASTRO , Adriane Belluci Belório. PROPOSTA DE JOGO DIGITAL PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZANDO O GAME DESIGN DOCUMENT. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2303.. Acesso em: 8 dez. 2024.