JOVENS E INTERNET. NOVOS PERFIS DE ESTUDANTE E PROFESSOR
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Internet, Redes sociais digitais, Tecnologias de Informação e ComunicaçãoResumo
O tema central deste texto são as modificações do perfil de professores e de alunos a partir do crescimento das tecnologias digitais e, em especial, da internet. Originou-se de uma pesquisa cujo objetivo central era verificar os impactos desse fenômeno no ensino e na aprendizagem dos jovens. Quando pensamos hoje nos desafios da educação, obrigatoriamente pensamos nas tecnologias e na mediação pedagógica que permitem, a partir de um debate sobre que papéis assumem seus principais protagonistas: os alunos e os professores. A metodologia escolhida para a coleta de dados foi um questionário aplicado através do “Survey Monkey”. O instrumento apresentava asserções sobre a internet e solicitava que fossem avaliadas de acordo com a relevância. Das asserções altamente valoradas pelos 481 jovens que responderam o instrumento três preponderaram: A internet é um espaço para se comunicar com as pessoas; permite saber o que está acontecendo; e serve para fazer trabalhos da escola. Enquanto as redes sociais e a internet são algo do cotidiano para os jovens, tornando o conhecimento acessível e de mais fácil compreensão, facilitando a interação e as práticas cooperativas e colaborativas de ensino e de aprendizagem, as escolas ainda não as incorporaram de forma efetiva. É necessário conhecer o perfil desse novo aluno, sua estrutura cognitiva e estilo de aprendizagem. É necessário também rever a formação dos professores, incorporando as tecnologias à prática docente.