EDUAÇÃO ABERTA: PRÁTICA EDUCATIVAS ARTICULADAS AO USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Autores

  • Kristina Desirée Azevedo Ferreira UFPR Autor
  • Nuria Pons Vilardell Camas UFPR Autor
  • Julio Corcino Rodrigues Mota Junior UFPR Autor

Palavras-chave:

Recurso Educacional Aberto, Repositórios Institucionais, Práticas educativas, Materiais

Resumo

O presente resumo expandido explora as pesquisas realizadas por um grupo de pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR),  a cerca da temática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e dos Repositórios Institucionais (RI). O objetivo principal dessa investigação é o de apresentar alguns pontos fundamentais dos recursos educacionais abertos e a possibilidade existente de postagem desses materiais em repositórios. Os procedimentos metodológicos, utilizados foram o de uma pesquisa bibliográfica a cerca da temática em artigos, teses de doutorado, dissertações de mestrado e livros, dentre esses foram selecionados os que desenvolveram questões que vinham de encontro com a proposta da investigação deste trabalho. Cabe ressaltar que a presente pesquisa está em andamento e até esse momento observou-se que a produção e postagem dos REA oportunizam o acesso a práticas educativas e colaborativas de aprendizagem. Que estimulam a revisão, reutilização, redistribuição, remixagem desses materiais. A socialização de conhecimentos viabiliza que vários agentes do processo de ensino aprendizagem como alunos, professores e equipe pedagógica, atuem de forma a criar vídeos, livros, áudios, gráficos, mapas conceituais, resumos, resenhas, jogos, planejamentos,  infográficos, projetos, anotações, imagens, softwares, apresentações, entre outros, licenciados de forma aberta como no caso das atribuições Creative Commons. Assim, recursos de qualidade, que antes estavam restritos agora  se tornam acessíveis por serem  divulgados em formato de recursos educacionais abertos  em repositórios. É evidente a abrangência das possibilidades que a incorporação de práticas colaborativas, trazem com a produção disseminação desses materiais. Podendo ser incorporados de forma flexível a novas propostas de ensino hibridas, EaD ou presenciais.

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Publicado

2024-05-08

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

FERREIRA, Kristina Desirée Azevedo; CAMAS, Nuria Pons Vilardell; JUNIOR, Julio Corcino Rodrigues Mota. EDUAÇÃO ABERTA: PRÁTICA EDUCATIVAS ARTICULADAS AO USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2300.. Acesso em: 8 dez. 2024.