TUTOR VIRTUAL COMO PROTAGONISTA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE TUTORAS SOBRE SUA FUNÇÃO NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Andressa de Oliveira Martins UFSCar Autor
  • Maria Elisa Nicolielo UFSCar Autor
  • Luana Zanotto UFSCar Autor
  • Aline Sommerhalder UFSCar Autor

Palavras-chave:

Processos educativos, Tutoria Virtual, Prática Social no trabalho Docente em EaD

Resumo

Esta pesquisa resulta de um estudo realizado em um curso de licenciatura em Pedagogia, de educação a distância, de uma universidade pública federal, no Sistema Universidade Aberta do Brasil. É parte de uma investigação ampla sobre práticas docentes de tutores virtuais na disciplina obrigatória “Estágio Supervisionado de Educação Infantil”. Justifica pela relevância de pesquisas que investiguem o tutor virtual como um protagonista na docência da educação a distância e contribuam para a visibilidade desses profissionais. Participaram desta pesquisa, quatro tutoras virtuais da disciplina acima mencionada. Que função tutores virtuais assumem no processo de aprendizagem de estudantes de licenciatura em uma disciplina de Estágio Curricular Obrigatório, de educação a distância? O objetivo deste estudo foi identificar e compreender, na perspectiva de tutores virtuais, a função exercida no processo de aprendizagem de estudantes. Realizou-se um estudo na perspectiva qualitativa, por meio da escuta das vozes das tutoras virtuais. Aplicou-se um questionário aberto e procedeu-se a análise dos dados à luz do referencial teórico escolhido. Entre os resultados desta pesquisa, a função exercida é apoio e de acompanhamento da aprendizagem dos estudantes realizando correções necessárias das atividades, motivando-os para o investimento nos estudos, incentivando-os a refletirem sobre a realidade encontrada e teorizarem a prática profissional vivenciada no Estágio. Destaca-se o papel de mediador, de referência e o profissional de maior proximidade com os estudantes da educação a distância, sendo fundamental a sua atuação. O trabalho de tutoria se imbrica na relação dialógica e de horizontalidade estabelecida no processo, sendo necessário estar com disponibilidade para o diálogo com os/as estudantes.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

MARTINS, Andressa de Oliveira; NICOLIELO, Maria Elisa; ZANOTTO, Luana; SOMMERHALDER, Aline. TUTOR VIRTUAL COMO PROTAGONISTA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE TUTORAS SOBRE SUA FUNÇÃO NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2293.. Acesso em: 8 dez. 2024.