ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: PROCESSOS EDUCATIVOS DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE TUTORAS VIRTUAIS E ESTUDANTES VIA E-MAIL DO MOODLE

Autores

  • Luana Zanotto UFSCar Autor
  • Maria Elisa Nicolielo UFSCar Autor
  • Andressa de Oliveira Martins UFSCar Autor
  • Aline Sommerhalder UFSCar Autor

Palavras-chave:

Processos educativos, Tutoria Virtual, Prática Social no trabalho Docente em EaD

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar processos educativos desencadeados pela troca de e-mails internos no Moodle, entre duas tutoras virtuais e um grupo de estudantes da disciplina obrigatória de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, em um Curso de Licenciatura em Pedagogia: modalidade a distância de uma Universidade pública federal. Aproximar-se desta ferramenta de interação virtual amplamente utilizada no ambiente Moodle da disciplina justifica-se como oportunidade para colocar em destaque a tecnologia como mediação para processos de ensino e de aprendizagem, que ocorrem em um coletivo virtual e que podem ser lidos a partir da compreensão de prática social. Por meio da abordagem qualitativa, tomou-se como objeto mensagens de interação do e-mail interno do Moodle e que foram analisadas à luz do referencial teórico. Compreendemos que as interações virtuais entre tutoras e estudantes na referida disciplina se constituíram em uma prática social e foram reveladoras de uma relação pedagógica de qualidade, promotoras do acesso legítimo ao conhecimento científico no campo da docência para a educação infantil, além de se constituir como desencadeadoras de processos educativos que corroboraram com o convívio em sociedade, com base em relações mais humanizadoras. As relações humanas efetivadas via e-mails apresentaram-se como oportunidades ímpares na construção de vínculos afetivos entre estudantes e tutoras virtuais, de modo que a identificação dos processos educativos puderam constituir conhecimentos compartilhados, que transcenderam dúvidas de ordem técnica da disciplina e estimularam por meio do diálogo, a problematização e análise crítica da realidade encontrada em estágio.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

ZANOTTO, Luana; NICOLIELO, Maria Elisa; MARTINS, Andressa de Oliveira; SOMMERHALDER , Aline. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: PROCESSOS EDUCATIVOS DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE TUTORAS VIRTUAIS E ESTUDANTES VIA E-MAIL DO MOODLE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2292.. Acesso em: 8 dez. 2024.