PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA COMPARATIVA: O RESULTADO DO APRENDIZADO DE UM CURSO DE VIOLÃO NO AMBIENTE DIGITAL E PRESENCIAL
Palavras-chave:
procedimentos metodológicos, pesquisa comparativa, ambientes digitais, ensino de violão, ensino à distânciaResumo
O objetivo desse artigo foi trazer os procedimentos metodológicos utilizados pelo autor para atingir o objetivo principal da sua tese de doutorado. O objetivo principal dessa pesquisa foi comparar o desempenho de alunos iniciantes em violão, após quatro meses de aulas, quando submetidos aos mesmos conteúdos. Os alunos foram divididos em dois grupos: para o primeiro grupo, as aulas foram dadas presencialmente; e, para o segundo grupo, as aulas foram dadas no ambiente digital Modular Object Oriented Distance Learning (MOODLE). Buscou-se assim, verificar se ao alterar o ambiente de aprendizado, houve alguma diferença no resultado da aprendizagem, mostrando que o ambiente interfere diretamente no desempenho do aluno. Aqui abordamos os procedimentos metodológicos desenvolvidos durante a pesquisa de campo. Começamos com a escolha da população e da amostra. Em seguida, o delineamento, discutindo em que contexto se enquadra essa pesquisa, quais caminhos percorremos e como chegamos aos objetivos. As ferramentas de coleta de dados, de apuração e apresentação dos dados