FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE FUNÇÕES NA MODALIDADE DE EAD

Autores

  • Agnaldo de Oliveira UNESP Autor

Palavras-chave:

de Estar Junto Virtua, Habitante, Interação, Educação a Distância, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo apresenta e analisa as interações e suas contribuições para a aprendizagem de um professor em formação, em ambiente virtual de aprendizagem, a partir de uma proposta de formação continuada na modalidade em EaD, em que se realizou um estudo sobre funções. A análise é realizada a partir dos registros das interações entre sujeitos, no ambiente virtual de aprendizagem, identificando as contribuições destas para a aprendizagem de um professor em formação. O referencial teórico são os estudos de Valente sobre as abordagens em Educação a Distância, e os estudos de Scherer para caracterizar os sujeitos em ambiente virtual de aprendizagem. O estudo evidenciou a importância da abordagem de Educação a Distância no curso de formação de professores analisado, que privilegiou a interação entre os professores em formação e a interação dos professores em formação com o formador, favorecendo a aprendizagem do professor em formação. O modelo de formação continuada escolhido que valorizou a abordagem “estar junto virtual” na interação entre os participantes da ação de formação e a atitude de “habitante”, do formador e do professor em formação investigado proporcionou aprendizagens de “novos” conhecimentos sobre funções ao professor em formação, quando este assumiu uma atitude de “habitante”, em uma abordagem do “estar junto virtual”.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Agnaldo. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE FUNÇÕES NA MODALIDADE DE EAD. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2278.. Acesso em: 8 dez. 2024.