FÓRUM P&R LV: APLICAÇÃO DO MODELO LEARNING VECTORS NO AVA MOODLE

Autores

  • Alexandra Joca Gonçalves SEDUC Autor
  • Joana Laysa Lima Cunha IFCE Autor
  • Gilvandenys Leite Sales IFCE Autor

Palavras-chave:

Fórum, Learning Vectors, Aprendizagem Colaborativa, Avaliação Formativa Não-Linear, Aprendizagem por Pares

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação de uma metodologia associada a um instrumento não linear de avaliação formativa ao Fórum Perguntas e Respostas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Utilizou-se como percurso didático a metodologia ativa denominada Instrução por Pares associada ao Modelo Learning Vectors. Contudo, o sistema de avaliação disponível no Moodle é tradicional, não mensurando o caráter qualitativo das postagens, ou seja, apenas o quantitativo. Logo, buscou-se fundamentação teórica no Modelo LV, por se tratar de uma proposta de avaliação processual, que faz uso de outras linguagens na intermediação e regulagem da aprendizagem, considerando a subjetividade apresentada. Este Fórum, por padrão, mantém indisponíveis as contribuições dos demais até que a sua primeira seja efetivada e, então, todos constroem uma discussão, inclusive pelo feedback regulatório e avaliativo do Professor/Tutor. Fórum este promovedor da autonomia, caracterizando-se como singular e permissor da subjetividade que, apoiada por uma metodologia ativa, pautada em interações, orquestra uma aprendizagem colaborativa em EaD online. Assim, o emprego de uma metodologia de avaliação fundamentada no Modelo LV, pode propiciar uma facilitação das intervenções pedagógicas e permitir orientação e motivação aos envolvidos, uma vez que, menções qualitativas associadas a uma linguagem iconográfica muito fogem ao modelo tradicional de sistemas de notas classificatório, realizado ao término de um ciclo de aprendizagem. O resultado desta pesquisa concebeu computacionalmente um mecanismo baseado em um modelo formativo de avaliação não-linear, aplicado ao Fórum P e R do AVA Moodle, denominado Fórum P&R LV, o qual foi implementado em um curso de EAD, apresentando uma ampla aceitação.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

GONÇALVES, Alexandra Joca; CUNHA, Joana Laysa Lima; SALES, Gilvandenys Leite. FÓRUM P&R LV: APLICAÇÃO DO MODELO LEARNING VECTORS NO AVA MOODLE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2275.. Acesso em: 8 dez. 2024.