LEARNING VECTORS APLICADO AO GLOSSÁRIO HIPERTEXTUAL COLABORATIVO

Autores

  • Maria Jucilene Lopes Freire Marinho UECE Autor
  • Joana Laysa Lima Cunha IFCE Autor
  • Alexandra Joca Gonçalves SEDUC Autor
  • Gilvandenys Leite Sales IFCE Autor

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a Distância, Avaliação Formativa, Modelo LV, Glossário LV

Resumo

Este trabalho apresenta uma aplicação de uma métrica não-linear de avaliação à ferramenta Glossário do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle a ser utilizada durante o processo avaliativo das postagens efetivadas na atividade proposta, classificando-as em definições e comentários, e produzidas com o uso de hipertextos e mídias digitais.  Vale salientar que a metodologia de avaliação tradicional é seletiva, centrada no professor e faz do aluno um sujeito passivo na absorção do conhecimento. Desta forma, ressalta-se a pertinência tanto das ações colaborativas, quanto da utilização de um modelo formativo de avaliação associando-a a parâmetros tanto quantitativos quanto qualitativos em cursos disponíveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Em Educação a Distância, busca-se a redução do distanciamento físico através da disponibilidade de salas de aula virtuais e feedback em tempo hábil, com o objetivo de proporcionar a sensação de presencialidade. Portanto, busca-se o alcance deste cenário pelo uso de uma linguagem iconográfica associada à menções qualitativas disponibilizadas pelo Modelo Learning Vectors, ou Modelo LV, sob uma métrica não-linear de avaliação, tendo a representação de suas notas através dos componentes do Vetor-Aprendizagem, permitindo, assim, uma esfera de avaliação quali-quantitativa. O resultado desta pesquisa foi a concepção da ferramenta Glossário Hipertextual Colaborativo LV, ou Glossário LV, o qual foi inicialmente planejado e realizado um estudo de suas funcionalidades em uma disciplina a distância e posteriormente aplicado e avaliado por meio de uma pesquisa de satisfação numa disciplina presencial, suportada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, apresentando uma ampla aceitação.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

MARINHO, Maria Jucilene Lopes Freire; CUNHA, Joana Laysa Lima; GONÇALVES, Alexandra Joca; SALES, Gilvandenys Leite. LEARNING VECTORS APLICADO AO GLOSSÁRIO HIPERTEXTUAL COLABORATIVO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2274.. Acesso em: 8 dez. 2024.