UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DOS PRIMÓRDIOS À ATUALIDADE
Palavras-chave:
Tecnologia de Informação e Comunicação, Educação a Distância, Aspectos históricosResumo
A Educação a Distância (EaD) é um instrumento fundamental de promoção de oportunidades, visto que muitos indivíduos, apropriando-se deste tipo de ensino, podem concluir um curso superior de qualidade e abraçar novas oportunidades profissionais. Por este motivo, o conhecimento conceitual e da história da EaD apresentam-se como um elemento necessário para todos que desejam atuar neste campo. Objetivou-se com esse estudo conhecer a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na EaD, desde os primórdios à atualidade. O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e interpretativo com abordagem qualitativa. As informações obtidas através da leitura dos artigos foram analisadas de acordo com os critérios de inclusão e deram origem aos resultados e discussão a seguir. A EaD não surgiu apenas no final do século XX com o uso da internet, trata-se de um equívoco pensar que essa modalidade só iniciou com a invenção tecnológica que interligam redes de computadores ou aparelhos móveis. Esta perpassou décadas e gerações, desde as cartas enviadas do emissor ao receptor com finalidade de educar, até a chegada das TIC’s, na qual originou os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s), que são as plataformas de interação utilizadas hoje com a finalidade de educar a distância. Hoje, na EaD, o uso das TIC’s é primordial, visto que esta oferece oportunidades a muitos que desejam ingressar em cursos ou no ensino superior, devido a facilidade de estudo, acesso a qualquer momento e em qualquer lugar. Dessa maneira, o estudo mostra diversos acontecimentos históricos, na qual retrata que a EaD oferece diversas oportunidades aos que utilizam essa modalidade, pois possui uma ampla abrangência e grandiosa magnitude não somente no nosso país, mas em todo o mundo.