O papel de professores e alunos no contexto virtual de educação
Palavras-chave:
formação tecnológica, complexidade, aprendizagem virtualResumo
Vivemos em uma sociedade que se configura na emergência, na existência e na coexistência de fluxos complexos, de ideias, produtos, trabalhos, acontecimentos e pessoas, que suscitam uma nova forma de organização social. O fato é que verificamos amiúde as transformações na organização social, na produção, nos mecanismos de relacionamento interpessoal e no acesso à informação e não temos como nos posicionar frente a elas senão sob o olhar complexo. A emergência das condições sócio-históricas e culturais colocam os homens frente a novos desafios que se configuram à medida que eles se relacionam com as sociedades, transformando-as e sendo por elas transformados. O grande desafio colocado à educação em contextos virtuais é pensar, agir e construir o escopo das relações sociais a partir de uma agonia planetária, que marca não apenas a adição de conflitos tradicionais de todos contra todos, mais as crises de diferentes tipos, mais o surgimento de problemas novos sem solução, constituindo-se em um todo que se alimenta desses ingredientes conflitantes, críticos, problemáticos, os engloba, os ultrapassa e torna a alimenta-los, com riscos infinitos, para a metamorfose geral. A introdução das tecnologias no ensino não se coloca apenas ao nível de uma mudança tecnológica, antes está associada também a uma mudança nas concepções dos professores sobre o modo como se aprende, à mudança das formas de interação entre quem aprende e quem ensina e à mudança do modo como se reflete sobre a natureza do conhecimento. Nesta comunicação tem-se como objetivos compreender a relação tecnologia e ensino e discutir os papéis de professores e alunos em contextos virtuais de aprendizagem com base no arcabouço teórico da Complexidade – Morin (2000, 2008), Moraes (2007) e da Formação Tecnológica – Lopes (2003), Kenski (2001), dentre outros..