A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
formação de professores, tecnologias educacionais, políticas públicas de formação de professoresResumo
A pesquisa intitulada “Formação de Professores e Tecnologias Educacionais no Campo da Pesquisa em Educação” tem como tema a relação entre formação de professores e as tecnologias educacionais. A proposta de trabalho consiste no levantamento bibliográfico e análise de textos da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) apresentados nos Grupos de Trabalho (GTs) 08 (Formação de Professores) e 16 (Educação e Comunicação) no período entre os anos de 2007 a 2015. A pesquisa tem como objetivo principal investigar, numa perspectiva qualitativa, a contribuição do uso das tecnologias educacionais para a qualidade do trabalho docente por meio da produção científica produzida no âmbito da ANPEd. A investigação pauta-se no pressuposto de que na formação inicial e na formação continuada, as tecnologias educacionais podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e do processo de aprendizagem. Em relação aos procedimentos metodológicos a investigação baseia-se no levantamento e análise bibliográfica denominada “estado da arte” (Romanowski e Ens, 2006, p.40). Portanto, a pesquisa terá como base a análise bibliográfica dos textos disponibilizados no site da ANPEd. Desta forma se propôs o levantamento no período de 2007 a 2015 utilizando os seguintes eixos para análise: 1) Formação Inicial e novas tecnologias; 2) Formação continuada e novas tecnologias; 3) Políticas públicas e novas tecnologias. A investigação ainda está em andamento, com previsão para ser concluída até o final de 2016. Até o presente momento já foi concluído o levantamento inicial dos textos. Pretende-se finalizar o trabalho apresentando uma analise critica dos dados levantados com base nas categorias selecionadas (conceitos evidenciados), identificando as tendências com relação à pesquisa na área educacional que se refere à formação de professores.