UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM EFETIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BASEADA NA FORMA DE ENTREGA DE CONTEÚDO – UMA EXPERIÊNCIA BASEADA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO
Palavras-chave:
Educação a Distância, carga cognitiva, princípio da modalidadeResumo
Atualmente é possível verificar uma considerável expansão da educação a distância – EaD em diversos segmentos educacionais. Até pouco tempo atrás, mais conhecida nos programas de pós graduação, a educação a distância transpôs muros e atingiu os mais diversos níveis educacionais brasileiros. Esta expansão, entretanto, suscita inquietações relativas à qualidade da aprendizagem efetivamente produzida pelos estudantes. Segundo as teorias da carga cognitiva e da aprendizagem multimídia, em um conteúdo instrucional, substituir texto escrito por texto narrado diminui a carga da memória de trabalho e conduz a uma maximização desta aprendizagem. Este fenômeno, conhecido como princípio da modalidade, apresenta, no que diz respeito ao cenário acadêmico brasileiro, relativa escassez de pesquisas realizadas em unidades educacionais cujo fim constitui-se na avaliação da efetividade da aprendizagem significativa. Desta forma, este trabalho teve por objetivo avaliar a influência do princípio da modalidade na aprendizagem efetiva na conjuntura da educação universitária em formato EaD. Optou-se, para isso, por uma pesquisa exploratório-explicativa que utilizou um instrumento de medição on line contendo três testes e um conteúdo instrucional sobre uma disciplina constante da grade curricular do curso – a disciplina de Sistemas de gestão ambiental. A amostra foi constituída por 95 alunos de uma classe formada pelos cursos de Engenharia de produção, civil e mecânica em uma instituição privada de ensino superior situada no interior de São Paulo. Os resultados sugerem um desempenho melhor por parte dos alunos que tiveram o conteúdo instrucional ouvido em relação aos que leram o mesmo conteúdo. Estes resultados indicam que a carga cognitiva mensurada nos dois grupos revelou-se maior no grupo que participou do experimento na modalidade texto.