FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES E COMPLEXIDADE: reflexões para uma nova compreensão sobre a função docente

Autores

  • Luciani Vieira Gomes Alvareli Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – FATEA Autor
  • Wellington de Oliveira Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – FATEA Autor

Palavras-chave:

formação docente, transdisciplinaridade, tecnologia, complexidade

Resumo


Na atualidade, as novas tecnologias da informação e comunicação desempenham um importante papel na definição de novas posturas e modalidades pedagógicas a serem adotadas pelos professores e profissionais da educação. Torna-se cada vez mais necessário uma reforma do pensamento não apenas no que se relaciona ao material didático, às novas tecnologias da informação e comunicação, mas, em especial, ao fator emocional, social, afetivo, ético, moral, etc. imbricados na educação. Este artigo propõe-se a fazer uma reflexão teórica sobre formação de professores, sob a perspectiva da transdisciplinaridade e da complexidade. Para tanto, apresenta um panorama dos paradigmas tradicional e da complexidade a fim de discutir a influência dessas mudanças paradigmáticas da ciência e, portanto, da educação que a sociedade vem sofrendo em seu processo socio-histórico e cultural. Nesse panorama dos paradigmas da educação e da disciplinaridade, serão discutidos os vários conceitos de multi, pluri, inter e transdisciplinaridade. Numa perspectiva transdisciplinar, a complexidade e suas considerações serão abordadas em relação à escola, ao cuidado com o ser humano, e aos sete saberes necessários à educação do futuro (Morin, 2005a), buscando a compreensão e a prática do pensamento complexo. Na emergência de um novo paradigma, o da complexidade, o homem é visto como ser complexo e integral. Esse novo pensamento implica na renúncia ao determinismo, ao reducionismo e à linearidade imposta pelo tradicional. Muito além de uma formação docente, uma formação tecnológica, que se preocupa em formar o professor autônomo, criativo, reflexivo e crítico, está na hora de preocupar-se, também, com os processos internos, autoorganizadores e complexos do sujeito docente para o desenvolvimento de todas as suas dimensões como ser humano.

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Publicado

2024-05-06

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

ALVARELI, Luciani Vieira Gomes; OLIVEIRA, Wellington de. FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES E COMPLEXIDADE: reflexões para uma nova compreensão sobre a função docente. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2120.. Acesso em: 9 dez. 2024.