SABERES E IDENTIDADES DOCENTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A EQUIPE DE FORMADORES DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Autores

  • Adriana Otoni Silva Antunes Duarte Universidade Federal de Minas Gerais Autor
  • Breynner Ricardo de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto Autor
  • Lídia Gonçalves Martins Universidade Federal de Ouro Preto Autor
  • Leidelaine Sérgio Peruce Universidade Federal de Ouro Preto Autor

Palavras-chave:

formação de professores, saberes docentes, educação a distância

Resumo

Este artigo analisa as percepções que os professores formadores do Programa Escola de Gestores da Universidade Federal de Ouro Preto (PNEG/UFOP) têm sobre seus saberes docentes e como tais percepções têm contribuído para a configuração da identidade dessa equipe. O PNEG integra a política nacional de formação continuada do Ministério da Educação Brasileiro (MEC), implementada desde 2002. Foram realizadas 21 entrevistas formais com os professores e assistentes de turma que atuam ou atuaram no PNEG/UFOP entre os anos de 2013 e 2016. O roteiro de entrevista contemplou quatro dimensões: (i) experiência docente e trajetória profissional; (ii) percepções sobre a formação de professores na modalidade a distância; (iii) rotinas e estratégias de ação e interação e (iv) percepções sobre o desenho institucional. As análises indicam que os saberes docentes compartilhados constituem um conjunto de saberes advindos das articulações, adaptações e tensões que cada membro de uma equipe traz consigo, sendo continuamente (re)processados no grupo, ao longo das ações de formação. A identidade dessa equipe é definida através da interação colaborativa, ainda que de forma fragmentada, hierarquizada e assíncrona.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

DUARTE, Adriana Otoni Silva Antunes; OLIVEIRA, Breynner Ricardo de; MARTINS, Lídia Gonçalves; PERUCE, Leidelaine Sérgio. SABERES E IDENTIDADES DOCENTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A EQUIPE DE FORMADORES DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2119.. Acesso em: 7 dez. 2024.