SABERES E IDENTIDADES DOCENTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A EQUIPE DE FORMADORES DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
Palavras-chave:
formação de professores, saberes docentes, educação a distânciaResumo
Este artigo analisa as percepções que os professores formadores do Programa Escola de Gestores da Universidade Federal de Ouro Preto (PNEG/UFOP) têm sobre seus saberes docentes e como tais percepções têm contribuído para a configuração da identidade dessa equipe. O PNEG integra a política nacional de formação continuada do Ministério da Educação Brasileiro (MEC), implementada desde 2002. Foram realizadas 21 entrevistas formais com os professores e assistentes de turma que atuam ou atuaram no PNEG/UFOP entre os anos de 2013 e 2016. O roteiro de entrevista contemplou quatro dimensões: (i) experiência docente e trajetória profissional; (ii) percepções sobre a formação de professores na modalidade a distância; (iii) rotinas e estratégias de ação e interação e (iv) percepções sobre o desenho institucional. As análises indicam que os saberes docentes compartilhados constituem um conjunto de saberes advindos das articulações, adaptações e tensões que cada membro de uma equipe traz consigo, sendo continuamente (re)processados no grupo, ao longo das ações de formação. A identidade dessa equipe é definida através da interação colaborativa, ainda que de forma fragmentada, hierarquizada e assíncrona.