AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: O SANDBOX COMO CONTEXTO
Palavras-chave:
simulações 3D, laboratório de física, ensino de física, AVA 3DResumo
A oferta de cursos a distância no século XXI exige a viabilização de recursos tecnológicos, sobretudo no que concerne à Web. Isso porque o canal de veiculação das ações e interações pedagógicas ocorrem em ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem, conhecidos como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Dentre os ambientes mais utilizados na realização de estudos a distância, destacam-se o MOODLE, o TelEduc e o AulaNet. Esses AVAs são bidimensionais (2D), na forma de expressão humana por meio de texto, imagem fixa ou em movimento e áudio. A depender dos conteúdos que precisarem ser abordados ao longo de um curso, essa tecnologia bidimensional pode representar um fator limitante ao avanço e criatividade das atividades a serem propostas. Tendo o laboratório de ensino de Física como recorte, este projeto de pesquisa objetiva ampliar as interações multimodais em AVA 3D, sob a perspectiva da construção de modelos dinâmicos baseados nos processos do mundo real, considerando o modo como se aprende, como se avalia o processo de interação e ainda como melhora o potencial da ferramenta gráfica. Para isto foram criadas duas simulações de experimentos de mecânica – lançamento oblíquo e canhão de Newton – utilizando o ambiente WWF Sandbox. Em duplas, mas em computadores diferentes, alunos da Licenciatura em Física da UFGD, modalidade presencial, participaram de sessões de coleta de dados de situações problema envolvendo a simulação de lançamento oblíquo (pré-teste, interação via chat do Sandbox e pós-teste). O tratamento inicial do registro das conversas do chat, feita a partir de referencial de análise argumentativa, sugere boa receptividade da proposta pelos alunos. A etapa seguinte é estender a investigação para os alunos da Licenciatura em Física, modalidade à distância.