ESTUDO DA QUÍMICA: O USO DO TELEJORNAL EM SALA DE AULA

Autores

  • Cassiane Baggio Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor

Palavras-chave:

Tecnologia, Psicopedagogia, Telejornal, Ensino de Química

Resumo

Muitas são as evoluções tecnológicas presentes no mundo atual, mas tais evoluções não parecem estar inseridas na escola, lugar em que deveriam auxiliar e aprimorar o trabalho dos professores. Dessa forma, a partir das dificuldades constatadas nas aulas de Química em uma turma do 2º ano do Ensino Médio Politécnico, em resolver cálculos, interpretar questões de algum conteúdo específico, ligar a Química ao cotidiano, optou-se por tentar produzir um instrumento que auxiliasse aos alunos na superação de tais dificuldades. Frente a isso, busca-se avaliar quais são as maiores dificuldades apresentadas pelos alunos na disciplina de Química e as formas de superá-las. Foi constatada que uma das maiores dificuldades que os alunos apresentam é em relação ao conteúdo de Termoquímica. Assim, surgiu a ideia de utilizar o telejornal como forma de inserir a tecnologia como ferramenta a auxiliar o professor em sua prática docente. Como metodologia para desenvolver o presente trabalho optou-se pela pesquisa-ação. Os resultados obtidos através do uso telejornal foram satisfatórios, pois os alunos demonstram obter uma maior compreensão do conteúdo Termoquímica. Além disso, demonstraram maior autonomia e tiveram seus laços enquanto turma fortificados devido ao trabalho em grupo.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

BARBOSA, Cassiane Baggio. ESTUDO DA QUÍMICA: O USO DO TELEJORNAL EM SALA DE AULA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2117.. Acesso em: 8 dez. 2024.