ANÁLISE DAS FERRAMENTAS AVALIATIVAS DOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: MOODLE (UESPI) E SIGAA (UFPI)

Autores

  • Carla Gabryela Resende Fonsêca Graduanda em Administração pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí - CEAD/UFPI Autor
  • Daniele Rocha Melo Graduada em Computação e Pós-Graduanda em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI Autor
  • Ivone Maria Silva de Oliveira Graduada em Ciência da Computação e Pós-Graduanda em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI Autor

Palavras-chave:

Ambientes virtuais de aprendizagem, IGAA, valiação, MOODLE , Ferramentas avaliativas

Resumo

A expansão da Educação a Distância e o surgimento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAS apresenta a possibilidade de uma nova forma de avaliar. A avaliação mediada através das ferramentas avaliativas presentes nos AVAS: fóruns de discussão, chats, tarefas e questionários, perdem seu potencial se concebidas seguindo a fórmula tradicional, apenas com o simples intuito de pontuação. Essas ferramentas são ricas em possibilidades e devem se encaixar em metodologias avaliativas mais modernas dentro dos paradigmas construtivistas e construcionistas. Nesse artigo foram analisadas as ferramentas avaliativas das plataformas SIGAA e MOODLE sob essa concepção dando enfoque na aceitação dessas pelos usuários. Objetivando com essa investigação clarear a visão de sujeitos envolvidos nos processos de Ensino a Distância e despertá-los paras as potencialidades destas ferramentas.

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Publicado

2024-05-06

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

FONSÊCA , Carla Gabryela Resende; MELO, Daniele Rocha; OLIVEIRA , Ivone Maria Silva de. ANÁLISE DAS FERRAMENTAS AVALIATIVAS DOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: MOODLE (UESPI) E SIGAA (UFPI). Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2114.. Acesso em: 6 dez. 2024.