Formação de Professores e Tecnologia Digital - Utilização do Jogo Musikinésia na Educação Musical

Autores

  • Rogério Augusto Bordini Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira Universidade Federal de São Carlos Autor

Palavras-chave:

Formação de Professores, jogo Musikinésia, Educação Musical

Resumo

As escolas a cada vez mais sofrem pressão para que suas ações pedagógicas estejam alinhadas com o contexto tecnológico no qual os alunos estão imersos. No entanto, de que maneira os professores têm se apropriado das tecnologias digitais para o ensino no sentido de auxiliar seus alunos na construção dos conhecimentos? Diante desta questão, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados coletados durante uma investigação realizada com dois professores de Educação Musical acerca do uso pedagógico de Musikinésia, jogo educacional eletrônico voltado ao ensino e treino de teclado e leitura musical. Por meio dessas práticas, foi possível identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes no momento de integrar um recurso digital em sala de aula, problema este que também nos leva a debater sobre como as instituições de ensino superior estão capacitando os professores em formação para a integração de tecnologias digitais em contextos de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

BORDINI, Rogério Augusto; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de. Formação de Professores e Tecnologia Digital - Utilização do Jogo Musikinésia na Educação Musical. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2111.. Acesso em: 8 dez. 2024.