O OLHAR DOS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A QUESTÃO DO LIXO: o papel das mídias
Palavras-chave:
Educação, Fotografia, Mídias, AprendizadoResumo
Este artigo é um relato da execução prática do projeto de integração de mídias na escola, com uma reflexão teórica da experiência realizada que pretende fazer com que os alunos analisem os possíveis efeitos da ação do homem em relação à conservação da vida no interior da escola, observando através das lentes da máquina fotográfica e da produção de um vídeo questões como: a modificação da paisagem, degradação ambiental, relação entre os seres humanos e as tecnologias. O presente trabalho estará apoiado nas técnicas estabelecidas pela pesquisa participante dos encontros propostos, entendendo que as observações das atividades que foram desenvolvidas serviram como suporte para apropriação do conhecimento. O resultado deste trabalho demonstra que a presença das tecnologias na educação requer dos professores, coordenadores e gestão uma nova postura, uma abertura a integração das mídias no contexto educacional, pois ela entra na escola como instrumento de auxílio à prática do professor, para melhorar ainda mais o trabalho junto aos alunos.