O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores

  • Fabiana Ferreira do Nascimento CAp/UERJ Autor
  • Mara Monteiro da Cruz CAp/UERJ Autor

Palavras-chave:

inclusão escolar, educação, recursos tecnológicos, Transtorno do Espectro do Autismo

Resumo

Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresentam características que demandam o desenvolvimento de estratégias específicas e a utilização de recursos que favoreçam seu processo de ensino-aprendizagem, como os que tornam os conteúdos curriculares mais acessíveis (MITLER, 2003). A mediação exercida por tais recursos, bem como pelos professores e demais alunos é fundamental para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes (Vigotski, 1995). O presente estudo relata uma investigação, em andamento, sobre o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA matriculados em duas escolas da rede pública de ensino no Rio de Janeiro. A pesquisa segue os pressupostos qualitativos e terá duas fases: I. Estudo de caso instrumental, com o objetivo de conhecer o cenário e os sujeitos, bem como fazer um levantamento dos recursos utilizados para promover acessibilidade ao currículo; e II. Observação participante, seguindo os pressupostos da pesquisa-ação, visando a parceria entre pesquisadora e atores da escola regular, para contribuir para a prática reflexiva nesse contexto, modificando-o, de acordo com suas necessidades. Serão realizados encontros com os professores para reflexão sobre as observações realizadas pela pesquisadora, bem como para sugerir ou desenvolver, em parceria, novos recursos para serem utilizados nas aulas. Parte dos recursos a serem sugeridos encontra-se alocada no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVACAP (UERJ). O mesmo instrumento ambientará, também, um curso de extensão sobre o uso de recursos tecnológicos na escolarização de alunos com TEA, com o objetivo de promover formação continuada dos professores participantes. O estudo encontra-se na fase I. Como resultados parciais, nas observações realizadas têm-se registrado a pouca participação dos alunos com TEA nas aulas, onde são utilizados cotidianamente os recursos mais comuns, como lápis, caderno e livro didático. Os professores expressaram o desejo de conhecer e utilizar recursos tecnológicos.

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Publicado

2024-05-06

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

NASCIMENTO, Fabiana Ferreira do; CRUZ, Mara Monteiro da. O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2107.. Acesso em: 8 dez. 2024.