O CURSO DE PEDAGOGIA SEMIPRESENCIAL DA UNESP: DIAGNÓSTICO E PERFIL DOS CURSISTAS

Autores

  • Danielle Aparecida Nascimento dos Santos UNESP Autor
  • Mario Hissamitsu Tarumoto UNESP Autor
  • Antonio Netto Junior UNESP Autor
  • Paula Mesquita Melques UNESP Autor
  • Edson do Carmo Inforsato UNESP Autor
  • Klaus Schlünzen Junior UNESP Autor
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen UNESP Autor
  • Daniela Jordão Garcia Perez UNESP Autor

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia semipresencial, EaD, Diagnóstico e Perfil dos cursistas

Resumo

A Unesp tem vocação para a licenciatura e, por isso, tem perseguido as metas de: formação de profissionais do magistério para a educação infantil e; garantia que professores da educação básica tenham formação em nível superior. A presente investigação está concentrada na oferta de uma graduação combinada com tecnologias digitais que resultou em um curso de Pedagogia semipresencial. Com 900 vagas para professores em exercício na educação básica no município de São Paulo, organizado em módulos e temas/disciplinas a partir de grandes áreas de formação em licenciatura, currículo dividido em áreas que agrupam disciplinas afins, projetos temáticos e estágio curricular obrigatório, carga horária de 3.520 horas e atividades presenciais e virtuais. O curso está sediado em 18 polos dos Centros Educacionais Unificados da cidade de São Paulo. Obter diagnóstico e perfil dos cursistas são os objetivos desta investigação. Os dados vão subsidiar a sistemática de avaliação do curso (retroalimentadora). Os instrumentos já elaborados são: roteiro de observação e questionário. A técnica empregada vem da estatística, análise de conglomerados. A pesquisa demonstra que a idade média dos cursistas se encontra na faixa dos 30 a 40 anos, as mulheres são maioria entre os matriculados, mais da metade dos cursistas residem na cidade de São Paulo, a distância média entre residência e polo é menor que 10 Km.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SANTOS, Danielle Aparecida Nascimento dos; TARUMOTO, Mario Hissamitsu; JUNIOR, Antonio Netto; MELQUES, Paula Mesquita; INFORSATO, Edson do Carmo; JUNIOR, Klaus Schlünzen; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya; PEREZ, Daniela Jordão Garcia. O CURSO DE PEDAGOGIA SEMIPRESENCIAL DA UNESP: DIAGNÓSTICO E PERFIL DOS CURSISTAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2106.. Acesso em: 6 dez. 2024.