USO DE TICS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO IFPE: FUNDAMENTAÇÃO E METODOLOGIA DE UMA EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Ensino de Espanhol, TIC's, Educação digitaLResumo
Compreendendo a importância do Ensino de Língua Espanhola no contexto socio-cultural do Brasil e a necessidade de inovar a prática educativa, visando atender aos enseios e demandas dos discentes, relatamos no presente trabalho a experiência vivenciada ao utilizarmos as TIC's (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta metodológica em turmas de Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE),no campus localizado na cidade de Belo Jardim, a 180km da capital Recife. Portanto, no contexto da busca por instrumentos metodológicos que possibilitem aos discentes um aprendizado verdadeiramente eficaz de uma língua estrangeira, o presente artigo busca a percepção de estudantes sobre o ensino, observada a utilização de recursos tecnológicos. Foram utilizados diversas plataformas eletrônicas e as descrevemos com o objetivo de contribuir com a ainda enxuta bibliografia sobre o tema. Aplicamos questionários junto aos alunos envolvidos, o que nos levou à já prevista conclusão, qual seja da funcionalidade da proposta trabalhada. Encontramos nas TIC’s mecanismos apropriados, por envolverem os alunos em torno de um objeto de extenso uso, fácil acesso, e funcional quando utilizado na busca pelo fim descrito. Abordou-se, pois, junto a grupos de alunos a disciplina Língua Espanhola, tendo ferramentas cibernéticas como instrumento. Visa-se, agora, discutir, sob a luz do diálogo entre estudante do Instituto Federal de Pernambuco, o quão funcional se mostram as TIC’s usadas no ensino, para isso, tomo-lhes emprestadas visões de como se dá essa relação aula-tecnologia, discutindo a fundo sua utilização, bem como a adequação de antigas práticas a esse contexto.