FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS TIC: UMA ANÁLISE DO VÍDEO “VIDA MARIA” NA PERSPECTIVA DE TRABALHAR A TEMÁTICA GÊNERO EM SALA DE AULA

Autores

  • Saulo José Veloso de Andrade Autor
  • Rita Cristiana Barbosa UFPB - Universidade Federal da Paraíba Autor

Palavras-chave:

TIC, Gênero, Dominação masculina, Reprodução

Resumo

O trabalho teve por finalidade analisar o vídeo “Vida Maria”, compreendendo suas características técnicas, bem como a linguagem usada e suas interfaces para o uso pedagógico numa perspectiva de gênero. Usamos para análise deste material a concepção de análise textual discursiva introduzida por Moraes e Galiazzi (2006; 2013). Nosso trajeto foca desde a preocupação com a formação docente para uso do vídeo em sala de aula, até a linguagem usada no vídeo e suas implicações com a temática gênero, evidenciado em obras como as de: Torres et al. (2008), Gatti (2008), Barreto (2008), Girardi (2011), Bourdieu (2005), entre outro(a)s. Ao final, percebemos que o texto usado no vídeo bem como os elementos que o constituem estão ligeiramente ligados às concepções da violência simbólica, da reprodução e da dominação masculina, as quais se inserem no contexto das questões de gênero. Sendo assim, o(a)s docentes precisam conhecer tais reflexões para efetivar uma prática pela equidade de gênero.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

ANDRADE, Saulo José Veloso de; BARBOSA, Rita Cristiana. FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS TIC: UMA ANÁLISE DO VÍDEO “VIDA MARIA” NA PERSPECTIVA DE TRABALHAR A TEMÁTICA GÊNERO EM SALA DE AULA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1956.. Acesso em: 8 dez. 2024.