APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA VIRTUAL: analisando investigações sobre a base de conhecimento docente para Educação a Distância

Autores

  • André Garcia Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Campus São Carlos Autor
  • Luciane Penteado Chaquime Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Campus Barretos Autor
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos Autor

Palavras-chave:

Docência Virtual, Formação de Professores, Base de conhecimento docente

Resumo

Por ser profissão, a docência possui um conjunto de saberes necessários ao seu exercício. Tais saberes constituem a base de conhecimento docente, constituída desde a formação inicial e vai se ampliando ao longo da experiência profissional. O exercício da docência no âmbito da Educação a Distância (EaD) abre novas possibilidades de saberes, em sua maioria relacionados ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Neste contexto, cabe questionar: como investigações sobre docência virtual têm tratado a base de conhecimento docente para EaD e a aprendizagem da docência virtual? Neste texto, analisamos quatro pesquisas realizadas entre 2013 e 2015. Buscamos identificar: o referencial teórico utilizado nessas pesquisas, seus principais resultados, procedimentos metodológicos adotados e os aspectos convergentes nos vários estudos. Dentre os principais resultados da análise, verificou-se que a prática da docência virtual contribui para a aprendizagem da profissão ao permitir a construção de saberes experienciais que ampliam a base de conhecimento docente. Verificamos também que os estudos buscaram fundamentação teórica nos campos da educação, das TDIC, da EaD e da formação de professores.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

CORRÊA, André Garcia; CHAQUIME, Luciane Penteado; MILL, Daniel. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA VIRTUAL: analisando investigações sobre a base de conhecimento docente para Educação a Distância. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1916.. Acesso em: 8 dez. 2024.