O ALUNO EM FOCO NO EaD: PERFIL E COMPETÊNCIAS
Palavras-chave:
Educação a distância, Perfil Aluno, evasão, metodologias de ensinoResumo
A modalidade de ensino a distância está cada vez mais no contexto da sociedade moderna, apresentando-se como um novo meio de aquisição de saberes e competências, atendendo às demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem da economia mundial. Este estudo tem por finalidade conhecer e analisar o perfil e suas respectivas competências, dos alunos da educação a distância do Instituto Federal Farroupilha – RS, envolvendo aproximadamente 750 alunos, distribuídos em mais de 25 cidades do Rio Grande do Sul. Como objetivo principal, após a análise do registro efetuado na pesquisa, busca-se utilizar os resultados como forma de (RE)pensar as metodologias de ensino adequadas ao público predominante, bem como propor novas metodologias diferenciadas para os demais alunos. A metodologia utilizada para conhecer esse perfil foi a aplicação de questionário, com perguntas fechadas, seguindo uma abordagem quantitativa. Após a compilação dos dados o resultado foi registrado em forma de gráfico, com o intuito de facilitar a análise dos resultados. Atualmente a pluralidade do público da modalidade EaD é admirável e muito importante para definir-se estratégias e metodologias adequadas para facilitar a aprendizagem e garantir a permanência desse público na modalidade EaD. A partir dos resultados obtidos nessa pesquisa, pode-se conhecer quem são as pessoas que procuram essa modalidade de ensino, quais são suas características, sua fluência nos recursos tecnológicos. Desse modo, pode-se chegar a algumas considerações importantes que possam servir de base para a diminuição da evasão, propondo-se novas metodologias e estratégias de ensino para melhorar a aprendizagem dos alunos.Downloads
Publicado
2024-05-01
Edição
Seção
SIED:EnPED:2016 - Artigos
Como Citar
SILUK , Ana Cláudia Pavão; SILVA, André Hellvig da; DALCIN , Eduardo. O ALUNO EM FOCO NO EaD: PERFIL E COMPETÊNCIAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1899.. Acesso em: 6 dez. 2024.