20 ANOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EAD: ALGUMAS QUESTÕES ÉTICAS E NORMATIVAS

Autores

  • Cassiano Ferreira Simões UFF - Universidade Federal Fluminense Autor

Palavras-chave:

Avaliação de Aprendizagem, EAD, Regulação, Avaliação Institucional, Educação a distância

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a avaliação de aprendizagem nos cursos de graduação da educação a distância brasileira pelo viés principalmente da sua regulamentação e de seus processos de regulação, às vésperas do modelo completar 20 anos, desde a edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em meios físicos e digitais nos últimos 11 anos (desde o Dec. Nº 5.622, de 2005). Analisa inicialmente a literatura específica, na tentativa de compreender as demandas provenientes dos agentes da educação (principalmente instituições, docentes e pesquisadores), relacionadas à avaliação do aprendizado dos cursos de graduação a distância brasileiros. A partir destas evidências, reflete sobre a forma como corroboram ou se distanciam do atual modelo regulador capitaneado pelo Estado. Compreende que a educação a distância no Brasil foi regulamentada a partir da educação presencial, devido à ausência de referências próprias, e que a avaliação presencial obrigatória tem sido defendida ou contestada, a partir de diferentes pontos de vista ideológicos. Neste contexto, analisa a corresponsabilidade dos polos de apoio presenciais sobre os processos avaliativos, muitas vezes os conduzindo de forma equivocada ou antiética. Sem ser conclusivo, observa que depois de 20 anos, o modelo EaD já dispõe de know-how para balizar seus próximos passos, ao tempo que goza de considerável credibilidade, em meio a um ambiente cultural e econômico de questionável estabilidade.

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Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SIMÕES, Cassiano Ferreira. 20 ANOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EAD: ALGUMAS QUESTÕES ÉTICAS E NORMATIVAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1898.. Acesso em: 6 dez. 2024.