DIÁRIO REFLEXIVO: ESTRATÉGIAS INTERVENTIVAS DO PROFESSOR ORIENTADOR PARA MELHORAR A QUALIDADE DOS TEXTOS DE ALUNOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA EAD/SEDIS/UFRN

Autores

  • Jorge Luiz Ferreira Ramineli Mestre em Psicobiologia; Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EaD/SEDIS Autor

Palavras-chave:

Diário Reflexivo, Estágio Supervisionado, Intervenção, EaD

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar as estratégias interventivas propostas pelo professor orientador formador, ao registro dos relatos escritos em diários reflexivos pelos alunos do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a Distância da UAB/Sedis/UFRN. Foram utilizadas três estratégias interventivas nesta pesquisa, implantadas a partir do semestre 2015.1. A primeira delas foi a exposição dos problemas para os alunos e tutores a partir da visita dos professores orientadores em seis polos localizados nas cidades de Nova Cruz, Luís Gomes, Currais Novos, Caicó, Macau e Guamaré, todas no estado do Rio Grande do Norte. Nesse momento levou-se para os alunos de estágio, o quanto é importante valorizar eticamente o espaço virtual da EaD, incorporar-se à prática da cibercultura, além de se ter o cuidado com os excessos informativos trazidos pelas avalanches imagéticas que levam o espectador a um natural oculocentrismo, podendo induzi-los, por sua vez, a uma cegueira metafórica para aquilo que não se consegue ver diante de um olhar mais desatento; A segunda estratégia interventiva também foi presencial e nos polos, em que se propôs a realização de tarefas sobre o gênero roteirização. Por último, a terceira estratégia utilizada, foi por meio de orientações das atividades na página da disciplina no ambiente virtual no Moodle/Mandacaru. Foi possível identificar um processo de autoavaliação por parte dos e-alunos, fato evidenciado com a melhoria da qualidade dos registros produzidos pós-intervenções. Nesse processo de formação docente foi essencial que o professor orientador formador se sentisse inserido nesse papel, estando consciente da sua complementaridade na formação do outro.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

RAMINELI , Jorge Luiz Ferreira. DIÁRIO REFLEXIVO: ESTRATÉGIAS INTERVENTIVAS DO PROFESSOR ORIENTADOR PARA MELHORAR A QUALIDADE DOS TEXTOS DE ALUNOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA EAD/SEDIS/UFRN. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1896.. Acesso em: 8 dez. 2024.