Redes sociais, em especial o Facebook, na interpretação das possibilidades de ações das práticas docentes no ensino. Uma ferramenta capaz de agir diretamente no processo didático-pedagógico

Autores

  • Michéle Tancman Candido da Silva Universo/UFF Autor
  • Patricia Figueiredo Pereira Salgado UNIVERSO Autor

Palavras-chave:

Facebook, ferramenta da Web 2.0, Educação, redes sociais

Resumo

O Facebook é uma rede Social que pode ser utilizada como ferramenta da Web 2.0 para educação? As redes sociais estão cada vez mais integrando não só o mundo como também os brasileiros e permitem aos integrantes das redes estarem conectados. Este trabalho revela um estudo sobre a rede Social Facebook como ferramenta da Web 2.0, fundamental para contribuir no ensino e aprendizagem de conteúdos lecionados em sala de aula e teve como objetivo geral promover um debate a respeito do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, e a interpretação das possibilidades de ações da prática docente no ensino, de forma a conscientizar educadores e educandos do papel agregador que estas inovações podem ter nas salas de aula. A pesquisa ouviu os alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Contabilidade que a partir da experiência acadêmica de uma professora, utilizaram a rede social do Facebook no 2ª semestre de 2015, em uma universidade particular da região metropolitana do Rio de Janeiro. Foi possível observar a aceitação do Facebook pelos alunos como recurso/instrumento e também, concluir que esta ferramenta deveria, segundo eles, ser incorporada as demais disciplinas. Este fato subsidia o professor que pode, a partir da experiência projetada, priorizar atividades no Facebook.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SILVA, Michéle Tancman Candido da; SALGADO, Patricia Figueiredo Pereira. Redes sociais, em especial o Facebook, na interpretação das possibilidades de ações das práticas docentes no ensino. Uma ferramenta capaz de agir diretamente no processo didático-pedagógico. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1895.. Acesso em: 8 dez. 2024.