A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL E DA IDENTIDADE SOCIAL EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Identidades, comportamento social, educação a distânciaResumo
Realizamos uma reflexão sobre as relações interacionais que ocorrem em um fórum online, a partir da análise do discurso escrito no ambiente virtual e das práticas sociais neste contexto. Este estudo tem como objetivo verificar a construção de identidades em seus aspectos institucional e social, nas interações discursivas verbais que ocorrem entre tutor e cursistas em um curso de aperfeiçoamento à distância. Configura-se como uma investigação ciberetnográfica, qualitativa e interpretativa, baseada nos conceitos teóricos de identidades institucionais, virtuais e de professores. Analisamos 24 diálogos do tutor e dos cursistas no fórum. O foco da pesquisa é a interação verbal escrita entre cursistas e tutor, no âmbito da análise da construção de suas identidades sociais e profissionais no ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados demostraram que os participantes constroem diferentes identidades, verificadas a partir de seu comportamento linguístico. Durante o curso, ocorre uma transição das identidades institucionais (de professor e aluno), com a utilização de estratégias de assimetria e distanciamento, para identidades sociais (de amigos), a partir de estratégias linguístico- interacionais de aproximação e camaradagem. Estas características interacionais podem auxiliar os tutores na compreensão dos comportamentos de seus cursistas e buscar os melhores métodos de auxiliá-los em suas dúvidas.