A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL E DA IDENTIDADE SOCIAL EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Marco Aurélio Silva Souza PUC - Rio Autor
  • Rita de Cássia da Silva Soares SMERJ Autor

Palavras-chave:

Identidades, comportamento social, educação a distância

Resumo

Realizamos uma reflexão sobre as relações interacionais que ocorrem em um fórum online, a partir da análise do discurso escrito no ambiente virtual e das práticas sociais neste contexto. Este estudo tem como objetivo verificar a construção de identidades em seus aspectos institucional e social, nas interações discursivas verbais que ocorrem entre tutor e cursistas em um curso de aperfeiçoamento à distância. Configura-se como uma investigação ciberetnográfica, qualitativa e interpretativa, baseada nos conceitos teóricos de identidades institucionais, virtuais e de professores. Analisamos 24 diálogos do tutor e dos cursistas no fórum. O foco da pesquisa é a interação verbal escrita entre cursistas e tutor, no âmbito da análise da construção de suas identidades sociais e profissionais no ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados demostraram que os participantes constroem diferentes identidades, verificadas a partir de seu comportamento linguístico. Durante o curso, ocorre uma transição das identidades institucionais (de professor e aluno), com a utilização de estratégias de assimetria e distanciamento, para identidades sociais (de amigos), a partir de estratégias linguístico- interacionais de aproximação e camaradagem. Estas características interacionais podem auxiliar os tutores na compreensão dos comportamentos de seus cursistas e buscar os melhores métodos de auxiliá-los em suas dúvidas.

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Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

SOUZA, Marco Aurélio Silva; SOARES, Rita de Cássia da Silva. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL E DA IDENTIDADE SOCIAL EM UM FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1894.. Acesso em: 7 dez. 2024.