MARKETING EDUCACIONAL SRM (STUDENT RELATIONSHIP MANAGEMENT): UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO PARA FATEC MOCOCA
Palavras-chave:
Gestão do Relacionamento de Estudantes, Instituição de Ensino Superior, Marketing educacional, SRMResumo
O presente artigo científico tem por objetivo compreender como a tecnologia do SRM (Student Relationship Management – Gerenciamento de Relacionamento com o Estudante), algo novo no mercado brasileiro, pode ser utilizada nas instituições de ensino superior (IES), oferecendo altos valores de conhecimento de alunos com os mais diversos atributos, expectativas e demandas. Tais medidas consistem na implementação de processos que permitam a monitorização das atividades acadêmicas e o acompanhamento personalizado do aluno. No entanto, na maioria dessas instituições, não tem sido possível assegurar a implementação destes processos de forma eficaz devido em parte à inexistência de um adequado suporte tecnológico. Para tanto, propõe-se um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia de Mococa, na qual se adota uma pesquisa com enfoque qualitativo. Na primeira etapa, sugere-se aplicar um questionário, junto a secretaria e coordenadores dos cursos, com intuito de identificar atividades acadêmicas, perfil do aluno e o grau de aceitação de uso de tecnologia de informação. Em seguida, complementa-se ao levantamento bibliográfico, a validação dos dados por meio de relatórios gerados pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Os resultados esperados revelam que os principais processos da faculdade em estudo correspondem na integração dos seguintes componentes: aquisição de dados e armazenamento, análise dos dados, interação e avaliação. Por fim, conclui-se que a integração de SRM na faculdade possibilitaria agilidade e viabilidade na obtenção de dados capazes de gerir com mais fidelidade ações para a captação, fidelização e retenção de candidatos, alunos e ex-alunos que hoje não são possíveis devido a morosidade e inviabilidade de aquisição dessas informações.