AMBIENTES VIRTUAIS E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS

Autores

  • Perla Baptista de Jesus UFF - Universidade Federal Fluminense Autor
  • Vivianne Teixeira de Castro UFF - Universidade Federal Fluminense Autor
  • Natalicia Alfradique Pinto de Azevedo UFF - Universidade Federal Fluminense Autor

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, colaboração, Aparelho celular

Resumo

Este trabalho teve como objetivo evidenciar o uso do aparelho celular como instrumento de aprendizagem, apontando os benefícios da utilização de suas ferramentas em prol de um ensino dinâmico, acessível e interativo. Os alunos elaboraram vídeos, a partir de dispositivos móveis, baseado em conteúdos contemplados pelo currículo mínimo do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de ensino do Rio de Janeiro. Os vídeos produzidos foram disponibilizados na plataforma soplaar, a fim de que comentários fossem realizados e informações fossem discutidas numa sala de estudo virtual. Os resultados e o sucesso do trabalho puderam ser facilmente percebidos através do entusiasmo dos alunos que participaram do projeto e das avaliações feitas posteriormente. Um questionário foi aplicado aos alunos, de maneira a investigar os efeitos desse projeto em sua vida escolar. Percebeu-se que o celular, utilizado como veículo de comunicação, interação e conhecimento, pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem independentemente da distância ou localização das pessoas envolvidas nesse processo. Da mesma forma, um Ambiente Virtual de Aprendizagem também funciona como agente facilitador, propiciando a participação e autoestima dos alunos acerca do objeto de estudo.

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Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

JESUS, Perla Baptista de; CASTRO, Vivianne Teixeira de; AZEVEDO, Natalicia Alfradique Pinto de. AMBIENTES VIRTUAIS E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1888.. Acesso em: 7 dez. 2024.